Avançar ao conteúdo principal

Passengers with a Mobility Impairment

Passageiros com mobilidade reduzida

(I) Passageiros que viajam com uma cadeira de rodas

Nos voos operados pela Air China, está disponível serviço de cadeira de rodas para passageiros com mobilidade reduzida ou lesões. A equipe da Air China ajudará os passageiros a passar da área de check-in para a área de embarque utilizando uma cadeira de rodas. Para além da bagagem gratuita especificada, os passageiros podem efetuar o check-in gratuito de uma cadeira de rodas ou de outro dispositivo de assistência.


1. Serviço de terra de cadeira de rodas

Oferecemos um Serviço de terra de cadeiras de rodas para passageiros que sofram de mobilidade reduzida, mas que possam embarcar/desembarcar na aeronave e deslocar-se para o seu lugar na cabine sem auxílio. Os passageiros que necessitem deste serviço podem enviar um pedido através do aplicativo Air China, através de qualquer departamento de vendas diretas de bilhetes da Air China ou agente de vendas ou ligando para a linha direta da Air China nos prazos abaixo indicados:

A. Para as rotas domésticas (excluindo: Hong Kong, China; Macau, China; Taiwan, China) envie um pedido pelo menos 24 horas (inclusive) antes da partida do voo programado.

B. Para rotas internacionais e rotas que partem de ou chegam a Hong Kong (China), Macau (China) e Taiwan (China), envie um pedido pelo menos 48 horas (inclusive) antes da partida do voo programado.



2. Serviço de embarque de cadeiras de rodas

Oferecemos um Serviço de embarque de cadeiras de rodas para passageiros cuja mobilidade reduzida signifique que, embora possam deslocar-se para o seu lugar na cabine sem ajuda, não lhes é possível embarcar/desembarcar na aeronave. Os passageiros que necessitem deste serviço podem enviar um pedido através do aplicativo Air China, através de qualquer departamento de vendas diretas de bilhetes da Air China ou agente de vendas, ou ligando para a linha direta Air China pelo menos 48 horas (inclusive) antes da partida do voo programado.

Oferecemos um Serviço de cadeiras de rodas a bordo para passageiros com deficiência física de nível 1 ou 2. Uma deficiência física de nível 1 ou nível 2 significa que um indivíduo não é capaz/não é capaz na maioria dos casos de realizar atividades cotidianas sem auxílio.



3. Serviço de cadeira de rodas a bordo

Podemos proporcionar Serviço de cadeira de rodas a bordo para passageiros que não são capazes de se deslocar de forma independente em voos da Air China operados de/para Chengdu, Hangzhou, Tianjin, Chongqing, Xangai, Wuhan, Guangzhou, Dalian, Hohhot e Pequim. Este serviço pode auxiliar os passageiros a entrar e a sair dos lugares, a deslocar-se de e para as instalações sanitárias, etc.

De acordo com os requisitos de segurança de voo da CAAC, apenas um determinado número de passageiros desacompanhados que necessitem do serviço de cadeiras de rodas a bordo podem ser aceitos por voo. O número de passageiros que podem ser aceitos por voo depende do tipo de aeronave. Os passageiros que necessitem do Serviço de cadeira de rodas a bordo podem enviar um pedido dentro dos seguintes prazos através do website doméstico da Air China ou através de qualquer departamento de vendas diretas de bilhetes da Air China ou agente de vendas autorizado.

A. Passageiros que viajem em rotas de/para África, América Central e América do Sul (incluindo Havana) devem apresentar o seu pedido o mais tardar 72 horas (inclusive) antes da partida do voo programado.

B. Passageiros em todas as outras rotas devem apresentar o seu pedido o mais tardar 48 horas (inclusive) antes da partida do voo programado.

No momento da reserva, os passageiros com mobilidade condicionada que apresentem um pedido para o Serviço de cadeira de rodas a bordo devem fornecer um atestado médico com data de, no máximo, 10 dias antes (sem contar com a data de partida) da primeira partida do voo programado. No momento do check-in, os passageiros devem fornecer um atestado médico com data, no máximo, de 72 horas antes da partida do voo programado (24 horas antes da partida do voo programado para as rotas de/para o Tibete). Os atestados médicos têm de ser verdadeiros, válidos, emitidos por um médico ou uma instituição médica a nível municipal ou superior e não têm de incluir as palavras "adequado para viajar".

Para os passageiros que tenham sido submetidos a uma cirurgia, será também necessário um comprovativo da cirurgia. Devido a considerações de saúde e segurança, só podemos aceitar passageiros que tenham sido submetidos a cirurgia se a cirurgia tiver sido realizada pelo menos 10 dias antes da partida do voo programado (sem contar a data em que a cirurgia ocorreu).



(II) Viajar com uma maca

1. Requisitos de transporte

Oferecemos Serviço de maca para passageiros que não sentem numa posição vertical durante todo o seu voo, desde a descolagem até à aterrissagem. Os passageiros que necessitem do Serviço de maca podem enviar um pedido dentro dos seguintes prazos através de qualquer departamento de vendas diretas de bilhetes da Air China ou agente de vendas autorizado. Os passageiros só poderão viajar após a Air China tomar as medidas necessárias.

A. Os passageiros que viajam em rotas de/para os Estados Unidos ou Canadá devem apresentar um pedido pelo menos 48 horas (inclusive) antes da partida do voo programado.

B. Os passageiros que viajem em rotas que não as de/para os Estados Unidos ou Canadá devem apresentar um pedido pelo menos 3 dias (sem contar com a data de partida) antes da partida do voo programado.

Por motivos de segurança, devem ser tomadas medidas para que os passageiros das macas sejam acompanhados por, pelo menos, um passageiro adulto ou por um profissional médico (com mais de 18 anos) durante o voo. Efetue o check-in no balcão de check-in do aeroporto até 180 minutos antes do horário de partida do voo programado.



2. Atestados médicos

No momento da reserva, os passageiros devem fornecer um atestado médico com data de, no máximo, 10 dias antes da primeira partida do voo programado (sem contar com a data de partida). Os atestados médicos têm de ser verdadeiros, válidos, emitidos por um médico ou uma instituição médica a nível municipal ou superior e não têm de incluir as palavras "adequado para viajar".

No momento do check-in, os passageiros devem fornecer um atestado médico emitido no máximo 24 horas antes da partida do voo programado, que permita que o passageiro embarque na aeronave.



3. Tarifas aplicáveis

O equipamento para macas em voos da Air China está instalado na Classe Econômica. Os passageiros que necessitem do Serviço de maca devem pagar a tarifa adequada para cada lugar necessário para instalar uma maca. Contate um membro da equipe da Air China para obter informações específicas sobre tarifas e impostos aplicáveis.



4. Franquias de bagagem gratuita

Nas rotas que utilizam o conceito de peso para franquias de bagagem, os passageiros do Serviço de maca têm direito a uma franquia de bagagem gratuita de 60 kg. Sob o conceito de peso, cada peça de bagagem não pode exceder 100 cm de comprimento, 60 cm de largura e 40 cm de altura. Nas rotas que utilizam o conceito de peças para franquias de bagagem, os passageiros do Serviço de maca têm direito a transportar 3 peças de bagagem como parte da respetiva franquia de bagagem gratuita. Sob o conceito de peça, cada peça de bagagem não deve exceder 23 kg de peso e as dimensões globais de cada peça de bagagem não devem exceder 158 cm.



(III) Cadeiras de rodas elétricas no porão

1. Requisitos de transporte

Os passageiros que necessitem de uma cadeira de rodas elétrica devido a uma mobilidade limitada resultante de uma deficiência ou por motivos de saúde ou de idade, e os passageiros que necessitem de uma cadeira de rodas elétrica por estarem com mobilidade limitada a curto prazo devido a uma perna partida, etc., são elegíveis para transportar a sua cadeira de rodas elétrica como bagagem de porão.


As cadeiras de rodas elétricas não podem ser levadas para a cabine e tem de efetuar o check-in das mesmas no balcão de check-in. Os passageiros que viajam com uma cadeira de rodas elétrica devem fazer o check-in no balcão de check-in do aeroporto 2 horas (inclusive) antes da abertura do check-in regular para o voo agendado. As cadeiras de rodas elétricas não estão incluídas na franquia de bagagem gratuita de um passageiro e apenas pode ser efetuado check-in a uma cadeira de rodas elétrica por passageiro.



2. Limites de capacidade para cadeiras de rodas elétricas a bateria de lítio

Os passageiros que viajam com cadeiras de rodas elétricas a bateria de lítio devem garantir que a energia nominal da bateria da cadeira de rodas não exceda os 300 Wh. Se a cadeira de rodas necessitar de duas baterias para funcionar, a energia nominal de qualquer uma das baterias não deve exceder os 160 Wh. Os passageiros são elegíveis para transportar uma bateria adicional com uma energia nominal de até 300 Wh ou duas baterias adicionais com uma energia nominal de até 160 Wh. As baterias de lítio devem ser transportadas pelo passageiro como bagagem de mão. Não são permitidas baterias que excedam as restrições especificadas.



(IV) Viajar com outros dispositivos de assistência

Os dispositivos de assistência são dispositivos utilizados pelo passageiro com deficiência/lesões como meio de apoio na sua vida e no seu trabalho. Os dispositivos de assistência incluem cadeiras de rodas não elétricas, auxiliares de caminhada, muletas, etc. que têm de ser utilizados por um passageiro durante a viagem devido à mobilidade limitada causada por uma deficiência ou problema de saúde.

Se possível, os dispositivos de assistência devem ser desmontados e embalados, caso seja efetuado check-in dos mesmos, para evitar perdas ou danos.


1. Os seguintes dispositivos mais pequenos podem ser levados para a cabine ou o seu check-in feito gratuitamente (sujeito a um limite de um artigo por passageiro):

Cadeiras de rodas manuais rebatíveis, muletas, próteses, implantes cocleares, aparelhos auditivos, bengalas brancas, óculos de escurecimento, auxiliares visuais, etc. As dimensões destes artigos não podem exceder 33 × 91 × 106 cm.

Quaisquer dispositivos levados para a cabine devem caber no compartimento superior ou sob o banco da frente. Qualquer bagagem que não possa ser arrumada no compartimento superior ou colocada sob o banco da frente, com excesso de peso ou sobredimensionada, ou que possa pôr em perigo a segurança deve ser transportada como bagagem de porão.



2. Para além dos dispositivos mais pequenos acima indicados, os passageiros também podem fazer o check-in, gratuitamente, de um dos seguintes dispositivos de assistência:

(1) Outro dos dispositivos mais pequenos acima indicados

(2) Uma cadeira de rodas manual

(3) Uma cadeira de rodas elétrica ou um dispositivo de mobilidade de assistência pessoal elétrico

(4) Uma prótese robótica e cartuchos de gás especiais para utilização com a prótese

(V) Cotas de passageiros para passageiros com deficiência por tipo de aeronave

Tipo de aeronave Passageiros com cadeiras de rodas a bordo Passageiros que viajam com um cão-guia/cão para surdos na cabina Passageiros que viajam com um cão de apoio emocional na cabina Passageiros invisuais não acompanhados Passageiros não acompanhados com deficiência intelectual ou distúrbio mental
ARJ21 2
Apenas um destes passageiros pode ser um passageiro a viajar com um cão de apoio emocional na cabine e este passageiro tem um limite de apenas um cão.
B737-700/800/8 4
Apenas um destes passageiros pode ser um passageiro a viajar com um cão de apoio emocional na cabine e este passageiro tem um limite de apenas um cão.
A319/A320
A321
B747 6
Apenas um destes passageiros pode ser um passageiro a viajar com um cão de apoio emocional na cabine e este passageiro tem um limite de apenas um cão.
B777-200
B777-300ER
B787
A330/A350