Malásia
![]() |
Regulamentos sobre itens que podem entrar e sair da Malásia | ![]() |
Na entrada, visitantes estrangeiros são obrigados a declarar à alfândega todos os itens tributáveis. A alfândega tem o direito de exigir que os passageiros abram a bagagem para inspeção. Não são cobradas tarifas para viagem entre a Malásia Oriental e a Malásia Ocidental.
Os itens trazidos por visitantes estrangeiros para uso pessoal são isentos de impostos: bebidas alcoólicas (não mais que um litro), cigarros (não mais que 225 gramas, que é o equivalente a 200 cigarros), fósforos (não mais que 100), cosméticos, sabonete, creme dental, roupas novas (não mais que três peças), calçados novos (não mais que um par), dispositivos elétricos portáteis para saúde (um dispositivo para cada), presentes (valor máximo de RYR 400).
Bens isentos de impostos incluem caneta, isqueiro, livro, jornal/revista, perfume, cosméticos, rádio portátil, relógio, câmera, filmadora, computador, equipamento de pesca, equipamento esportivo (exceto golfe) e instrumentos musicais (exceto piano), entre outros.
Se os visitantes permanecerem no país por no máximo três meses, eles podem entrar no país com seus itens tributáveis se pagarem o depósito obrigatório. E o depósito será reembolsado quando os visitantes saírem do país.
Para mais detalhes, entre em contato com as autoridades alfandegárias da Malásia: Http://www.customs.gov.my.
![]() |
Visto | ![]() |
A Malásia não emite visto na chegada. Portadores do passaporte diplomático chinês e passaporte para assuntos públicos podem ficar sem visto por até 30 dias na Malásia. Cidadãos chineses com passaportes comuns devem solicitar o visto com antecedência. Os vistos da Malásia são dos seguintes tipos:
1. Visto comum: O visto é emitido para cidadãos estrangeiros que viajam à Malásia para lazer, visitar amigos e trabalho. É válido por três meses e permite aos seus portadores a permanência de 30 dias. O período de validade do visto comum não pode ser prorrogado, mas se o portador do visto não puder retornar ao seu país de origem em tempo devido a problemas de saúde ou de voo, ele pode solicitar às autoridades de imigração a prorrogação do período de validade do visto com o certificado emitido por hospitais ou companhias aéreas relevantes.
2. Visto de trabalho, visto de estudante: Para o solicitante obter a permissão para trabalhar ou estudar na Malásia, a empresa ou escola na Malásia deve enviar a solicitação às autoridades de imigração. Após aprovar a solicitação, as autoridades de imigração informam à embaixada ou consulado na cidade do solicitante, que então emite o visto ao solicitante. Após chegar à Malásia, o solicitante entra em contato com as autoridades de imigração e obtém um visto de longo prazo.
3. Visto para parentes visitantes: Parentes na Malásia podem primeiro solicitar o visto às autoridades de imigração. Os documentos exigidos incluem o comprovante do grau de parentesco do solicitante com o familiar, e os comprovantes de emprego e renda do familiar.
![]() |
Costumes | ![]() |
A Malásia tem três grupos étnicos importantes: malaios, chineses e indianos. Suas religiões, culturas e costumes são diferentes. Mais de 90% dos malaios acreditam no Islamismo, o budismo e o taoísmo dos chineses e o hinduísmo dos indianos. A constituição declara expressamente que o Islamismo é a religião oficial da Malásia. A maioria dos muçulmanos malaios pertence à seita sunita.
O festival mais importante do país, Hair Raya Adel Fire é para os malaios o que o festival da primavera representa para os chineses. O 9º mês do calendário islâmico é o mês do jejum para os muçulmanos do país. O primeiro dia depois que o mês do jejum termina é o Hari Raya Aidil Fitri. Muçulmanos fazem doações para ajudar os necessitados. Neste período, as pessoas voltam para casa para reunir-se com a família. Para começar o dia, os muçulmanos reúnem-se nas mesquitas de manhã bem cedo para fazer as preces Hari Raya Puasa, seguido por visitas aos túmulos dos falecidos. Após a cerimônia, as pessoas cumprimentam-se calorosamente, que significa que todos têm um novo começo. Em um ambiente cordial e harmonioso, as pessoas também visitam umas às outras em casa. Cada família prepara doces para receber visitas.
![]() |
Embaixada e Consulados da Malásia na China | ![]() |
Embaixada da Malásia na China
Endereço: 2 Liangmaqiao North Street, Sanlitun, Chaoyang District, Beijing
Tel: +86-10-65322531/65322532/65322533
Consulado Geral da Malásia em Guangzhou
Endereço: 233 Tianhe North Road, Guangzhou
Tel: +86-20-87395660/87395661
Regiões consulares: Guangdong, Guangxi, Fujian, Hainan
Consulado Geral da Malásia em Shanghai
Endereço: 1168 West Nanjing Road, Shanghai
Tel: +86-21-52925424
Regiões consulares: Shanghai, Zhejiang, Jiangsu, Anhui, Jiangxi, Fujian
Consulado Geral da Malásia em Kunming
Endereço: 29 Dongfeng East Road, Kunming
Tel: +86-871-3165888-6241/6242
Regiões consulares: Yunnan, Guangxi, Guizhou , Sichuan, Chongqing
Consulado Geral da Malásia em Hong Kong, China
Endereço: 47-50 Gloucester Road, Wanchai, Hong Kong, China
Tel: +852-25270921
Regiões consulares: Hong Kong, China
![]() |
Voltagem e plugues | ![]() |
* As informações acima são apenas para referência. Para outras informações, entre em contato com a embaixada.
* Para mais informações sobre vistos, acesse o site da Star Alliance.